Poupança, previdência privada, CDB e CDI darão prejuízo. Verdade?
Os bancos continuam oferecendo essas porcarias a seus clientes, mesmo com a redução da taxa Selic para 4,25% ao ano. Entenda melhor o assunto e tire suas próprias conclusões.
Com a redução da taxa Selic a 4,25% ao ano e o IPCA em 4,5% ao ano, manter o dinheiro em caderneta de poupança, CDB, CDI e previdência privada será sinônimo de prejuízo. Isso mesmo, manter seu dinheiro em investimentos oferecidos pelos bancos diminuirá seu capital, uma vez que a rentabilidade desses produtos oscila em 70% da taxa Selic, ou seja, 2,98% ao ano, enquanto a inflação está acima de 4,5% ao ano.
Este artigo derruba a antiga ideia ou, melhor dizendo, “pensamento de manada” de que comprar imóvel financiado é um bom investimento, além de desmistificar aquela velha máxima de que “Quem investe na bolsa corre muito risco”. Você passou sua vida inteira ouvindo coisas que impediram seu progresso; chegou a hora de mudar. Afinal, se daqui para frente mantiver seu dinheiro investido em produtos bancários, já terá a certeza de que irá perder dinheiro.
Enquanto não tem grana suficiente para comprar um imóvel à vista, aqui vai a receita do bolo para multiplicar rápido seu capital.
1 – Dividendos atrativos
Os Fundos Imobiliários (FIIs) pagam de 6 a 7 de dividend yield (relação entre o dividendo pago no ano e o preço de uma cota). Esses dividendos são ótimos para ter uma renda extra mensal. Quanto mais cotas você tiver, maiores serão seus rendimentos.
2 – Dividendos mensais
Os FIIs são mais fáceis de conciliar com o orçamento familiar. Excelentes para quem tem foco em uma carteira previdenciária de investimentos. Aqui você pode investir todos os meses em uma quantidade de cotas.
3 – Retorno positivo
Os FIIs são mais representativos; com maior histórico, apresentam rentabilidade superior ao CDI. Lembrando: quanto mais cotas tiver, maior será o seu retorno.
4 – Baixa volatilidade
Mesmo tendo um ótimo retorno, os FIIs apresentam baixa volatilidade (variações nos preços das suas cotas). Isso é muito bom para o investidor iniciante.
5 – Mais liquidez
As grandes vantagens são que eles têm liquidez muito maior que os imóveis físicos. Além disso, você não precisa se preocupar com nada: existem pessoas treinadas para isso.
6 – Isenção de IR
Investimento Isento de IR. Aqui o investidor não paga imposto de renda sobre os dividendos recebidos. Diferente de um imóvel, para o qual existem taxas cobradas todos os anos.
7 – Fácil diversificação
Quando investe em 3 FIIs, por exemplo, você tem alta diversificação. Fazendo isso, vai poder ter as suas receitas provenientes de mais de 30 imóveis espalhados por todo o Brasil. Isso é muito importante, uma vez que você não ficará limitado a só um local.
8 – Mais tranquilidade
Quando investe em Fundo Imobiliário, você tem gestores profissionais trabalhando em seu favor. Dessa forma, você só precisa fazer seus investimentos e esperar no final do mês sua fatia de bolo.
Conclusão
Portanto, investir em Fundos Imobiliários é uma excelente oportunidade para quem tem pouco dinheiro e pouca experiência, pois existem FIIs a partir de R$ 100 ou até menos. Assim você faz seu dinheiro ir crescendo mês a mês, aumentando seu patrimônio, garantido sua aposentadoria. No entanto, é necessário ter cautela para escolher os Fundos Imobiliários corretos e evitar prejuízos, já que nem tudo que reluz é ouro. Na dúvida agende uma sessão de Coaching Financeiro e nós te ajudaremos a fazer as escolhas certas.
Comment (1)
Achei interessante a análise, me sinto mais seguro para conversar com o meu gerente de banco e mudar minhas aplicações