Clonagem do cartão de Crédito
Responsabilidade do correntista ou da instituição?
Apurar responsabilidades nesse caso depende do fato gerador.
Golpe mais comum entre todos, normalmente a clonagem de cartões é feita por um aparelho ocultado nos leitores de cartões em caixas eletrônicos, mais conhecidos como “chupa-cabra”. Esses aparelhos copiam as informações do leitor magnético do cartão, podendo transferir para outro cartão clonado.
Um dos golpes mais praticados hoje em dia, não depende de aparelhos eletrônicos nem de qualquer outro instrumento ou ferramenta. É realizado quando uma pessoa mal intencionada tem acesso ao número do cartão ou do código de segurança. Quer dizer, pode ser realizado numa simples compra em um comércio ou supermercado. Basta o funcionário do estabelecimento pegar seu cartão de crédito e visualizar o número e código CVV do seu cartão. Com essas informações em mãos, seu cartão fica disponível para qualquer pessoa realizar compra on-line com seu cartão de crédito.
A internet, redes sociais, canais de vídeo disponibilizam a toda hora um caso ou outro que foi desvendado, servindo como alerta a pessoas menos cuidadosas ou mais ingênuas.
O que é o código verificador?
O código verificador é uma sequência numérica que se encontra em todos os cartões de crédito. Diferencia-se dos outros números do cartão por não ser impresso em alto-relevo, ficando um pouco mais escondido, com caracteres menores.
A localização e apresentação do código verificador varia de acordo com a bandeira do cartão.
É possível evitar esse golpe?
Para não cair nessa armadilha, é fundamental obedecer um comportamento simples:
- jamais permita que seu cartão de crédito saia do seu raio de visão;
- jamais forneça o número do seu cartão nem do código de segurança por telefone a ninguém;
- jamais permita que façam uma foto ou cópia do seu cartão de crédito;
- cubra o código de segurança (CVV) do seu cartão com uma etiqueta adesiva;
- não faça compras on-line em computadores de uso coletivo, como lan houses ou seu trabalho – utilize apenas o computador da sua casa;
- verifique mensalmente a fatura do seu cartão de crédito.
E-mail ou ligação ameaçadora
Outra forma muito comum de violar a segurança do cartão de crédito é pelo envio de e-mails dizendo que seu cartão de crédito será cancelado se você não confirmar seus dados. São mensagens falsas não enviadas pelos bancos que solicitam a confirmação de dados pessoais por e-mail ou por telefone.
Não caia nessa! Os bancos e instituições financeiras não fazem uso dessa prática.
O que devo fazer se não realizei a compra?
Assim que perceber que está sendo feita movimentação com seu cartão de crédito, entre em contato imediatamente com a operadora do cartão, comunicando que não reconhece a compra. Anote o número de protocolo, a data e o horário em que foi realizado o contato, sem esquecer de pedir o cancelamento do cartão e a emissão de um novo cartão de crédito. Ao fazer isso, um novo cartão será emitido com uma nova numeração e código CVV diferentes do anterior.
Se a sua compra não for estornada, entre com uma ação judicial contra a instituição financeira ou operadora do cartão de crédito junto ao Tribunal de Pequenas Causas mais próximo da sua residência ou trabalho.
CONCLUINDO: todo cuidado é pouco com seu cartão de crédito, pois os bancos estão se aperfeiçoando cada vez mais para evitar prejuízos. Portanto, se ficar comprovado que o descuido foi seu, você vai ter de arcar com os prejuízos.
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Revisão de Texto: Ana Sesso Revisão Ltda
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