Deus já sabia que o dinheiro seria o principal problema dos homens. Sabia que por causa dele haveria roubo, extorsão, corrupção, guerras etc. Ao contrário do que rege a ordem “ama o teu próximo como a ti mesmo”, vemos que o ser humano vem sendo treinado a dominar o próximo, tudo pelo poder.
A palavra de ordem hoje é “empoderamento” e os cursos mais vendidos são “como ficar rico”. Porém, e o amor ao próximo?
Milhares de cristãos mundo afora estão sofrendo por causa do endividamento. Só no Brasil são mais de 65% da população. Com o endividamento crescente, como sustentaremos a obra de Cristo? Qual será a sua atitude?
Apesar de a Bíblia trazer mais de 2.350 versículos falando sobre finanças e a boa administração de nossos recursos, a maioria das pessoas não foi treinada para isso. Não podemos permitir que a grande comissão de fazer discípulos em todas as nações não se cumpra por falta de recursos financeiros.
Prepare suas finanças para trazer segurança à sua família e dar continuidade na missão que nos foi dada. Essa responsabilidade é nossa perante nossa família e perante o Criador.
Como o dinheiro afeta o seu relacionamento com Deus?
Sim, o dinheiro pode nos afastar de Deus e de suas promessas com extrema facilidade, na escassez ou na fartura.
Na abundância do dinheiro nos encantamos com tudo que o mundo nos oferece, ocupando todo o nosso tempo com futilidades; sequer lembramos que Deus existe.
Já na ausência, transferimos a Deus toda a culpa pela difícil situação em que nos encontramos, e a primeira coisa que fazemos é deixar de contribuir com a obra; afinal, você está devendo. Como contribuir, não é mesmo? Não estamos falando aqui de maldição, mas de desobediência às escrituras.
Entretanto, a grande questão é que, quando você tomou decisões financeiras erradas que levaram ao endividamento, certamente não consultou a Deus, e agora quer atribuir a ele toda a culpa?
Ciclo do Endividamento
Muitas pessoas passam anos a fio utilizando limites de cheque especial, limites de cartão de crédito, pegando empréstimos para cobrir cheque especial. Algumas chegam ao absurdo de ter praticamente 100% do salário comprometido com pagamento de dívidas. Ao entrar nesse ciclo, o erro mais comum é deixar Deus de lado e, ainda, atribuir a ele a culpa pela situação.
Decisões financeiras erradas podem comprometer seriamente você e sua família por longos anos, fazendo você virar um escravo do dinheiro.
O dinheiro afeta seu casamento?
E como. Em todo o mundo, mais da metade dos divórcios ocorrem por problemas financeiros, tanto quando sobra como quanto falta dinheiro. São raros os casais que têm exatamente o mesmo ponto de vista quanto ao uso do dinheiro. Mais raros ainda são aqueles que destinam um tempo para falar sobre a gestão financeira familiar. Essa falta de gestão e diálogo desestrutura toda família, comprometendo inclusive o futuro dos filhos.
Não permita que problemas financeiros tirem a paz da sua família. Convide seu cônjuge e façam juntos o Curso presencial Neurofinanças – Sua vida financeira à luz da Bíblia. Nosso curso incentiva o diálogo e cumplicidade do casal; planejamento e realização de sonhos passarão a fazer parte da rotina da sua família.
Como as dívidas afetam a sua saúde?
Ninguém vive feliz com dívidas. Telefone tocando com cobranças diárias, o mau humor se instala, bate aquela angústia, sentimento de impotência, vergonha e consequentemente crises de ansiedade e depressão; em casos mais drásticos, leva à dependência química e suicídio.
Como as dívidas afetam seu trabalho?
Você sabia que as empresas não contratam pessoas endividadas, bem como as dívidas colocam em risco o emprego de quem está trabalhando?
As empresas sabem que o endividamento tira a concentração do funcionário, prejudicando sua autoestima, criatividade, trabalho em grupo e, claro, seu humor. Sabem muito bem que está psicologicamente abalado e propenso a afastamentos médicos.